sábado, 30 de maio de 2009

Greve dos Professores da Rede Estadual- Pará ( VI Parte )

Esse é um relato que recebi hoje á tarde pelo Orkut do meu colega de classe André Chaves:

"Á Escola Prof* Maria Araujo Figueiredo ''Maf".

Infelizmente nós estamos sem aula , fez um mês anteontem. Alguns dizem que as aulas voltarão só em agosto, pode ser mentira mas também pode ser verdade???.
Mas eu pediria a cada um de vcs!! da 1003 terem paciência com uma
informação que chegou a min : diseram que a 2* e 3* avaliações
seriam juntas. Pode ser mentira mais pode ser verdade???
espero ver vcs logo no nosso cantinho de sempre abraços. "


O que vocês acharam disso??!

Particularmente, isso não me agradou nem um pouco, pois eu acredito que são possibilidades como essas que demonstram claramente o cenário da educação paraense, e sabemos muito bem que não é nada favorável o fato de "unirem" a 2° e 3° avaliação. Mas sabemos que a culpa não é dos educadores, pois eles estão lutando por seus direitos como profissionais. Mas o governo poderia fazer com que essas revindicações não chegassem a esse ponto, não é mesmo?!.

Agora é só cada um de nós fazer sua própria reflexão, para que possamos ter nossas opiniões formadas sobre o assunto.


Até a Próxima!


P.s: Me desculpem pels letrinhas coloridas, mas foi assim que ele me mandou, fora as correções ortográficas que tive que fazer... Bem, espero que vocês me compreendam.... Abraço!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Greve dos Professores da Rede Estadual- Pará ( V Parte )

Continuamos procurando o que a imprensa noticia sobre a greve.
Essa outra matéria foi publicada no jornal Diário do Pará no dia 29.05..
Então... Vamos ao artigo!


Servidores Da Educação Terão Plano De Carreira

Até 31 de dezembro de 2009, estados e municípios devem elaborar planos de carreira para professores e profissionais da educação básica da rede pública. Hoje (29), o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou as diretrizes para esse planos. A lei que estabeleceu o piso nacional do magistério já previa essa exigência.

O plano de carreira deve incluir questões como a progressão funcional, a formação inicial e continuada, o processo de escolha de diretores das escolas e o número máximo de alunos por turma. Um plano de carreira bem estruturado é apontado por especialistas em educação como fator determinante para atrair bons profissionais para a carreira.

Governadores e prefeitos devem enviar os projetos às assembléias legislativas e câmara de vereadores. O Ministério da Educação (MEC) recomendou que pais, professores e a comunidade participem das discussões sobre o plano. A resolução do CNE está disponível no Diário Oficial da União. (ABr)...

Até a Próxima!!!!




segunda-feira, 25 de maio de 2009

Greve dos Professores da Rede Estadual- Pará ( IV Parte)

"Pará: Escolas sofrem Com Instalações Precárias"

A matéria a seguir foi publicada no jornal O Liberal, no dia 24 de maio de 2009..
E mostra mais uma vez como o sistema educacional do estado do Pará precisa de mudanças urgentes. Então, vamos a análise do artigo.



"Exatas 816 escolas, ou 67,11% do total dos estabelecimentos estaduais, esperam por reformas. Os prédios estão com telhados e paredes comprometidos, banheiros interditados por falta de manutenção na rede hidráulica, ventiladores não funcionam e o número de carteiras nem sempre é suficiente. São essas as condições das escolas que abrigam mais de 600 mil estudantes paraenses. Um risco para a vida de estudantes, professores e funcionários que passam parte de seus dias nesses locais.

A fragilidade do sistema educacional paraense não é novidade. Melhores condições de trabalho estão constantemente na pauta de reivindicações dos professores. Não foi diferente durante a última paralisação. Deflagrada no último dia 6, a greve dos docentes da rede estadual de ensino cobra do governo o cumprimento do cronograma de reformas nas escolas. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp), Eloy Borges, afirma que 'o cronograma não foi cumprido. As escolas precisam de reforma urgentemente. Os professores não têm como trabalhar em um local sem infra-estrutura. Essa situação prejudica também os alunos'.

A secretária estadual de Educação, Iracy Gallo, assume as dificuldades, mas contesta a afirmação feita pelo sindicalista. 'Não há como negar que muitas escolas do Estado precisam de reformas. Em média, são escolas que não foram reformadas há mais de duas décadas. Eu sei das condições difíceis das escolas, mas eu provo em planilha as reformas que já foram concluídas e as que estão em andamento. Até agora 400 escolas já foram reformadas. Em muitos casos, as reformas acabam sendo verdadeiras reconstruções', ressalta. O Pará tem hoje 1.216 escolas públicas estaduais, que atendem pouco mais de um milhão de estudantes.

Entre as escolas que já foram reformadas, a secretária de Educação destaca a Escola Irmã Dulce, em Parauapebas. 'A escola era constituída por pavilhões feitos de madeira. A reforma feita naquele prédio foi praticamente uma reconstrução. Hoje, a estrutura é em alvenaria e a escola é toda climatizada', conta. Iracy Gallo destaca ainda a reforma que está sendo feita nas escolas Albanízia Oliveira e Cordeiro de Farias, ambas na avenida Almirante Barroso. 'Essas escolas não eram reformadas há dez anos', destaca.

O presidente do Sintepp, no entanto, não vê motivos para festejar a reforma dessas escolas. 'Essa reforma começou há pouco tempo, mas há anos brigamos por ela. Não tem motivo para festejar uma reforma que demorou para sair e foi conquistada à base de muita luta', diz. Em contrapartida, a secretária admite não dar conta de toda a demanda. 'A gente não dá conta em quatro anos de uma ‘não prioridade’ na educação que vem de décadas', justifica.

Maquiagem (quer dizer, tentando maquiar os problemas).

A coordenadora geral do Sintepp, Conceição Holanda, contesta os números apresentados pela Seduc. Segundo a coordenadora, em alguns casos não foram feitas reformas, e sim pequenos reparos nos prédios escolares. 'A situação é muito mais grave do que a pintada pelo Estado. Quem entra na Escola Deodoro de Mendonça (uma das 400 escolas reformadas) hoje não vê diferença nenhuma. A única coisa que a Seduc fez foi pintar as paredes para maquiar os defeitos da estrutura do prédio', aponta.

'Em Altamira, fazer uma visita à Unidade de Educação Especial é de partir o coração. O que deveria ser uma escola é, na verdade, um barracão com algumas divisórias. Essas divisórias delimitam os pequenos espaços para as salas de aula - um absurdo, visto que é um local de educação especial. Lá estão crianças que requerem atenção e cuidados diferenciados. O problema é que agora toda a falta de investimento do governo é justificada pela crise econômica mundial. Mas as reformas nas escolas são reivindicações pontuadas há anos pelos professores. Uma pena que o Estado só reforme escolas quando a comunidade se mobiliza e exige uma atitude', critica Conceição Holanda."

Agora vamos ver quais são as 10 escolas que, segundo opiniões de jornalistas e educadores, possuem as piores instalações do estado.

1. José Marcelino (Ananindeua)

2. Maroja Neto (Belém)

3. Deusinete Pereira de Queiroz (Redenção)

4. Graziela Moura Ribeiro (Belém)

5. Manoel Joaquim Monteiro (Magalhães Barata)

6. Cônego Batista Campos (Belém)

7. Teodora Bentes (Belém)

8. Nossa Senhora de Fátima (Belém)

9. Franco de Menezes (Belém-Outeiro)

10. Escola de Brasília (Belém-Outeiro)


Agora ficamos á espera de reais mudanças da parte do governo...

Enquanto isso vou continuar na luta para publicar matérias com fundamentos sólidos (pois mesmo em Blogs, existem as trapaças para iludir e enganar o internauta). E também na luta para mudanças gerais no estado do Pará, pois podemos sim mudar a imagem de "terra sem lei" que, infelizmente muitos tem não apenas sobre o estado, como também de toda a região amazônica.


Até amanhã!!!


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Greve dos Professores da Rede Estadual- Pará ( III Parte )

Segue abaixo os nomes do 57 municípios do Estado do Pará que aderiram a greve, mas é importante saber que cerca de 95% das escolas estaduais da região metropolitana (Belém e Ananindeua) já aderiram.

Apenas mais um aviso: Segundo informações que recebi, amanhã 21.05 haverá a realização do ato público, quer dizer, da Grande Marcha Estadual Da Educação, com uma reunião para uma possível audiência. Agora fiquem com os nomes dos municípios.


Abaetetuba
Acará
Ananindeua
Augusto Corrêa
Baião
Belém
Benevides
Bragança
Brasil Novo
Breu Branco
Bujaru
Capanema
Castanhal
Colares
Conceição do Araguaia
Concórdia
Curuçá
Eldorado dos Carajás
Goianésia do Pará
Igarapé-Açu
Igarapé-Miri
Inhangapi
Ipixuna do Pará
Iritúia
Jacundá
Mãe do Rio
Magalhães Barata
Marabá
Maracanã
Marapanim
Marituba
Mocajuba
Moju
Paragominas
Parauapebas
Piçarra Pará
Primanvera
Quatipuru
Redenção
Salinópolis
Santa Bárbara
Santa Izabel
Santa Luzia do Pará
Santana do Araguaia
Santo Antônio do Tauá
São Caetano de Odivelas
São Domingos do Capim
São Geraldo
São Miguel do Guamá
Soure
Tailândia
Terra Alta
Tracuateua
Tucurui
Ulianópolis
Vigia de Nazaré
Xinguara

Até Logo!!!

Campanha do Agasalho 2009


Há 13 anos, esse lindo projeto tem nos convidado a fortalecer esta grande rede de solidariedade que tem envolvido todas as secretarias estaduais, autarquias, fundações e parceiros da iniciativa privada.
E esse ano, foi agregado aos conceitos de solidariedade e conscientização, a reflexão sobre questões ambientais e sustentabilidade, para estimular a sociedade a reduzir, reutilizar e reciclar.
E quem vai estrelar esta campanha este ano é o ator Dan Stubalch, mas o objetivo dessa campanha é bater os recordes de arrecadação de todas as campanhas passadas.
"É impressionante como o brasileiro é solidário e de fato ajuda. Temos arrecadado volumes de acima de 20 milhões de peças" afirma Roberto Duailibi que é membro do conselho do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP).

Na capital se São Paulo as doações serão distribuidas em hospitais, albergues e nas + de 2.000 entidades cadastradas no FUSSESP.

Ah.. já ia me esquecendo.....

A lista dos postos de arrecadação estão no site http://www.campanhadoagsalho.sp.gov.br/


Grande Abraço e até a próxima!!!!

domingo, 17 de maio de 2009

Informe Urgente!!!

E falando sobre a greve........

HOJE 17.05 vai haver panfletagem na feira da cidade nova 4 (Ananindeua).
Essa ação é para mostrar para a sociedade uma coisa que eu já havia informado a vocês: A situação da educação no Pará, e que essa luta também é pela melhoria da na qualidade da educação.

Até logo!

sábado, 16 de maio de 2009

Greve dos Professores da Rede Estadual- Pará ( II Parte )

Os educadores em greve tem enfrentado inúmeras adversidades. Diretores que ameaçam trabalhadores durante a greve, Educadores que insistem em não aderir. Práticas de assédio moral, entre muitos outros problemas......
Mas o fato é que as mobilizações não vão parar, tanto que nesta segunda 18.05, vai acontecer uma nova reunião do comando de greve, é que a categoria pretende realizar um ato de rua em Ananindeua (região metropolitana de Belém). É incrível, mas será que as coisas no Brasil só se resolvem desse jeito?!, mas digo que isso é falta de comunicação (o que na publicidade chamamos de ruído de comunicação) e falta de compreensão da parte governo.
E já foi dito muitas vezes que isso pode ser resolvido nas urnas, através da cidadania. Mas como?!, se na maioria dos casos, um candidato é ruim e o outro (que achamos que vai nos ajudar) dá uma facada em nossas costas tempos depois de eleito, talvez vocês possam duvidar, mas esse é sim o caso do governo atual do estado do Pará.
E é revoltante ver anos e anos se passando, e nada mudando nesse estado que é conhecido como "Terra Sem Lei".
O Brasil vive mergulhado em corrupção e mentiras, e quando finalmente, educadores de um estado resolvem clamar por justiça e melhorias em um dos setores que mais passam por dificuldades no nosso país, a educação, acontece uma coisa dessas (uma não, várias!!!).

Deixo uma mensagem aos educadores: "Palavras podem até ajudar, Mas ações, essas sim, além de mudar, transformar, podem revolucionar não apenas uma nação, mas toda a humanidade"

Bem, amanhã continuarei falando sobre este mesmo assunto com vocês!!

Grande Abraço.... e Até a Próxima!!!!!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Greve dos Professores da Rede Estadual - Pará ( I Parte )

Cerca de 44 municípios do estado do Pará, já aderiram a greve dos professores rede estadual. Para se ter uma idéia 60% das escolas estaduais da capital paraense estão sem aula, e várias asembléias são realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública no Pará (Sintepp) para definir o rumo da greve. já são 9 dias de paralisação, e as principais revindicações da categoria são: 30% de reajuste salarial, aumento do auxílio-alimentação para R$ 300,00 a efetivação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) pela governadora do estado Ana Júlia Carepa (PT-Pa), e a contratação imediata pelo estado, dos funcionários que foram aprovados através de concursos.
Mas desde a greve do ano de 2008, ficou uma certa polêmica no ar. É que um dos setores do governo do estado afirmou uma "Verdade". Disseram que a greve estaria sendo movida por motivos políticos. Sendo que o Governo Ana Júlia também foi conquistado por muitos educadores, mas a triste realidade é que o Estado do Pará tem um dos mais decepcionantes indicadores de educação do Brasil..
A Pior parte de tudo isso, é que os educadores tem o desafio de reverter esses índices, mas sabemos que para isso é fundamental o apoio do governo.

Então, vamos aos indicadores:

IDEB 2007 (anos iniciais do ensino fundamental) Pa: 2,8

IDEB 2007 (anos finais do ensino fundamental) Pa: 2,9

IDEB 2007 (ensino médio) Pa: 2,3

Agora vamos as metas (que na minha opinião são extremamente modestas) para o ano de 2009:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 3,2

Anos Finais do Ensino Fundamental: 3,3

Ensino Médio: 2,7

Agora, vocês podem ver o quanto a educação no Brasil precisa de mudança!

Amanhã voltarei com mais notícias para vocês sobre esta triste situação da educação no Pará.

P.S: 90% das escolas de Ananindeua já aderiram a greve.

Até a Próxima!

Mudanças !!!!

Em primeiro luigar, gostaria de lhes dizer que nossa sala de discussões, ou seja: este blog trocou de nome e endereço, quer ver só:

Antigo: "As Notas e o Diário da Produção"

Atual: "Blog da Luana Coelho"

Talvez você já tenha sentido aquela vontade de mudar (não é mesmo?!), bem é isso que aconteceu comigo, antes eu falava apenas de marketing, publicidade, mídia e afins.
Mas, graças a certas mudanças, também vamos falar de notícia e várias outras coisas, mas as minhas aventuras como "Publicitária Amadora" vão proseeguir (risos)......

Mas vamos continuar falando sobre o que acontece de forma educada, inteligente, e o principal.......

CoM FuNdAmEnToS!!!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Malvino Salvador, Rodrigo Lombardi, Cauã Reymond e Rodrigo Hilbert brigando pelas consumidoras.... Já pensou???


Isso é o que vai acontecer nos próximos 3 meses... começando no dia 10 de maio (pelo menos na tv e nas mídias em geral), pois a BomBril, estará lançando sua nova promoção: "Ô, lá em casa", que vai sortear 10 casas.
Mas vamos as estratégias (risos).....
Nos filmes da promoção, os atores vão trocar provocações, destacando seus pontos fortes e suas características similares as do produto, mas talvez você esteja pensando: Pra que tudo isso?
Bem...o motivo é muito simples: As 10 vencedoras vão poder escolher qual deles vai lhe entregar o prêmio.........
Tenho certeza que vai fazer muito sucesso!!!!!!, pois sabemos que as campanhas da BomBril são muito bem vistas por todos os seus consumidores, e o melhor: Reforçar ainda mais a marca, que dificilmente esqueceremos ( pelo menos eu, que posso até não gostar de lavar louça, mas não me esqueço por nada de comprar essa danadinha!).

Até a próxima!!!!!!!!!!