sexta-feira, 15 de maio de 2009

Greve dos Professores da Rede Estadual - Pará ( I Parte )

Cerca de 44 municípios do estado do Pará, já aderiram a greve dos professores rede estadual. Para se ter uma idéia 60% das escolas estaduais da capital paraense estão sem aula, e várias asembléias são realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública no Pará (Sintepp) para definir o rumo da greve. já são 9 dias de paralisação, e as principais revindicações da categoria são: 30% de reajuste salarial, aumento do auxílio-alimentação para R$ 300,00 a efetivação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) pela governadora do estado Ana Júlia Carepa (PT-Pa), e a contratação imediata pelo estado, dos funcionários que foram aprovados através de concursos.
Mas desde a greve do ano de 2008, ficou uma certa polêmica no ar. É que um dos setores do governo do estado afirmou uma "Verdade". Disseram que a greve estaria sendo movida por motivos políticos. Sendo que o Governo Ana Júlia também foi conquistado por muitos educadores, mas a triste realidade é que o Estado do Pará tem um dos mais decepcionantes indicadores de educação do Brasil..
A Pior parte de tudo isso, é que os educadores tem o desafio de reverter esses índices, mas sabemos que para isso é fundamental o apoio do governo.

Então, vamos aos indicadores:

IDEB 2007 (anos iniciais do ensino fundamental) Pa: 2,8

IDEB 2007 (anos finais do ensino fundamental) Pa: 2,9

IDEB 2007 (ensino médio) Pa: 2,3

Agora vamos as metas (que na minha opinião são extremamente modestas) para o ano de 2009:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 3,2

Anos Finais do Ensino Fundamental: 3,3

Ensino Médio: 2,7

Agora, vocês podem ver o quanto a educação no Brasil precisa de mudança!

Amanhã voltarei com mais notícias para vocês sobre esta triste situação da educação no Pará.

P.S: 90% das escolas de Ananindeua já aderiram a greve.

Até a Próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário